América Latina e CaraíbasEquador

O sector da saúde do Equador exige soluções face ao colapso dos hospitais

Enquanto as autoridades equatorianas afirmam que o abastecimento de consumíveis e medicamentos está garantido, a realidade quotidiana dos hospitais, agravada por uma grave escassez de médicos especialistas, contrasta drasticamente com a versão do governo.

Doentes, familiares, cuidadores e organizações sociais reuniram-se esta quarta-feira, 28 de outubro, no Bulevar das Nações Unidas, situado no hipercentro de Quito, para exigir o respeito pelo direito à saúde no meio de uma profunda crise sanitária marcada pela escassez de medicamentos e materiais médicos na rede hospitalar pública.

O protesto chamou a atenção para as condições precárias em que funcionam os centros de saúde do Equador, onde os doentes denunciam uma grave falta de médicos especialistas, a ausência de respostas institucionais e uma escassez crítica de medicamentos.

Félix Galarza, presidente da Federação Equatoriana de Doenças Raras, alertou que a crise sanitária não só deteriora a saúde dos doentes, como também afecta gravemente a economia das suas famílias, especialmente das mais vulneráveis. Denunciou a falta de hospitais que garantam cuidados de saúde, a escassez de especialistas e o atraso ou a ausência na entrega de medicamentos indispensáveis para os seus tratamentos. «Para nós, a crise traduz-se em morte», afirmou.

«Infelizmente, estamos num momento em que não há resposta, em que a falta de resposta é a resposta», afirmou Paola Oña, cuidadora de uma doente presente na manifestação. A porta-voz salientou que os grandes centros de referência nas províncias, como o Hospital Eugenio Espejo ou o Pablo Arturo Suárez, alegam constantemente incapacidade de resposta ou falta de espaço físico, o que agrava a centralização dos serviços de saúde em Quito, Guayaquil e Cuenca.

Perante esta situação, Oña alertou que o peso económico recai sobre as famílias: «As despesas a cargo dos doentes rondam os 35%, sendo que as pessoas mais doentes deste país suportam 35% do orçamento que deveria ser da responsabilidade do Estado». Além disso, questionou os incumprimentos do Executivo relativamente às promessas de abastecimento total feitas anteriormente pelo presidente Daniel Noboa, salientando que as medidas paliativas temporárias não resolvem a origem do problema.

Enquanto as autoridades equatorianas afirmam que o abastecimento de consumíveis e medicamentos está garantido, a realidade quotidiana dos hospitais contrasta drasticamente com essa versão do governo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda manter um nível de abastecimento não inferior a 80% nas farmácias hospitalares. No entanto, médicos e doentes no Equador alertam que o sistema de saúde deste país mal atinge, em determinados casos, 30% de cobertura. Esta insuficiência viola as garantias constitucionais do direito à saúde e obriga os setores mais vulneráveis a arcar com custos insustentáveis para sobreviver.

A crise nos serviços de saúde coincide com um forte ajustamento financeiro. Os hospitais do Ministério da Saúde Pública (MSP) operam em 2026 com o orçamento mais baixo atribuído desde a pandemia da COVID-19, dispondo de 1 082 milhões de dólares, um valor muito inferior ao pico atingido em 2023.

Entre as instituições mais afectadas pela redução das despesas, ao comparar os anos de 2025 e 2026, destacam-se o Hospital Eugenio Espejo de Quito, com uma queda de 30,03%; o Hospital de Especialidades de Portoviejo, com uma descida de 27,29%; e o Hospital Pediátrico Francisco Icaza Bustamante, com uma redução de 20,85%.

O ex-ministro da Saúde José Ruales referiu que as reduções orçamentais costumam refletir uma baixa execução das despesas, embora tenha alertado que a própria escassez de materiais limita a capacidade operacional dos centros, gerando um círculo vicioso de deterioração institucional.

Ruales salientou ainda que a criação da Empresa Pública de Abastecimento, Infraestructura e Logística na Saúde permitiu centralizar recursos que anteriormente eram geridos directamente pelos hospitais, após ter sido confirmada a transferência de 52 milhões de dólares para essa entidade, com vista a aquisições centralizadas. Apesar dos pedidos de esclarecimentos formulados pelos meios de comunicação locais ao Ministério da Saúde sobre o destino dos fundos após a supressão das direcções distritais, o ministério tem evitado emitir uma resposta oficial.

Pode partilhar esta história nas redes sociais:

Fonte:

"Para quem está cansado da narrativa única." 🕵️‍♂️

A cobertura mediática sobre Cuba e a América Latina é dominada por um só lado. Nós mostramos o outro. Receba análises geopolíticas que fogem do mainstream ocidental.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para obter mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *