
O programa de Rubio para a América Latina
Rubio não tem um projecto para a América Latina precisamente porque os Estados Unidos não têm, nem nunca tiveram, um verdadeiro projecto de desenvolvimento regional.
Antes da sua visita à Colômbia, ao Equador e ao Peru, o secretário de Estado Marco Rubio publicou um artigo no site do Departamento de Estado intitulado «Um hemisfério que cumpre». O texto pretende ser um resumo programático da agenda desta administração para a América Latina, mas as suas afirmações contrastam fortemente com a realidade da acção norte-americana na região nos últimos anos.
Este tipo de textos dá a entender que Rubio pretende apresentar-se como um John Quincy Adams ou um Henry Kissinger, para complementar a imagem do estadista forte com um programa claro de domínio hemisférico e a vontade de enfrentar todos os inimigos desse domínio, em particular o fantasma vermelho, encarnado na «terrível ditadura de Cuba» e, pior ainda, na ameaça chinesa. Mas por trás de todo o discurso está a realidade de um secretário de Estado de origem latina com aspirações presidenciais para 2028, no seio de um Partido Republicano dominado pelo movimento MAGA, no qual o racismo desempenha um papel ideológico importante.
O futuro sucesso político de Rubio depende da forma como conseguir fazer avançar a Doutrina Monroe na América Latina e, perante a sua base eleitoral na Flórida, dos resultados em matéria de acções subversivas contra Cuba. Textos programáticos desta natureza servem para expor as projecções e as contradições do projecto imperial na região.
A promessa de segurança
A segurança é uma das principais linhas de mensagem do discurso dos Estados Unidos sobre o hemisfério ocidental. Em consonância com as prioridades de segurança nacional estabelecidas pela actual administração em 2025, a reorientação para o continente americano representou um aumento considerável da projecção de força e da ingerência política. O tráfico de droga tem sido a desculpa por excelência para aumentar a pressão e, inclusive, justificar a agressão contra os países da região. Nesta narrativa, este flagelo é apresentado como um problema exclusivo dos países do Sul, ignorando completamente as imensas e influentes redes que, uma vez dentro dos Estados Unidos, distribuem a droga por todas as cidades do país.
Sobre esta questão da segurança, o Secretário de Estado escreve:
«Cumprimos as nossas obrigações em matéria de segurança porque as organizações narcoterroristas não só traficam drogas, como também fomentam a imigração ilegal em massa e o tráfico de pessoas, corrompem as instituições públicas, recrutam crianças, destroem famílias e desincentivam os investimentos genuínos. Em conjunto, os nossos governos trabalham lado a lado com as forças de ordem pública para derrotar os cartéis criminosos que têm assolado o nosso hemisfério. Acabar com a imigração ilegal já os impediu de obter dezenas de milhares de milhões de dólares por ano, e a nossa cooperação para erradicar o tráfico de droga limitará ainda mais os recursos de que dispõem para praticar o mal.»
Em contraste com este discurso, temos, por exemplo, a decisão tomada pelo presidente dos Estados Unidos de libertar o ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández, detido nos Estados Unidos. Hernández foi considerado culpado por um tribunal dos Estados Unidos em junho de 2024 e condenado a 45 anos de prisão pelas suas ligações comprovadas ao tráfico de droga. Durante o processo, os procuradores demonstraram que o ex-presidente colaborou estreitamente com traficantes de droga, facilitando o fluxo de droga e a utilização de Honduras como trampolim para o tráfico internacional[1].
Além disso, sob o pretexto da luta contra o tráfico de droga, os Estados Unidos atacaram cerca de 68 embarcações nas regiões das Caraíbas e do Pacífico e cometeram mais de duzentos assassinatos extrajudiciais, sem apresentar qualquer prova de que as embarcações destruídas fossem, de facto, utilizadas para o tráfico de droga. Existem inúmeros testemunhos de familiares e vítimas que denunciam a natureza criminosa destas acções[2].
Os Estados Unidos e os intervenientes externos
Mais adiante, o secretário de Estado aborda a questão da prosperidade proporcionada pelos Estados Unidos aos seus vizinhos mais próximos e questiona o papel de diferentes actores externos num hemisfério que a potência hegemónica norte-americana considera como seu. Rubio centra esta preocupação fundamentalmente na China:
«Durante demasiado tempo, actores externos ao hemisfério, apoiados por Estados estrangeiros — nomeadamente da China —, têm entrado na nossa região com promessas que encobrem as suas práticas predatórias. Muitas vezes, a sua participação assume a forma de contratos pouco transparentes, endividamento insustentável, exploração de trabalhadores e destruição ambiental. Quando os activos críticos de um país ficam sob a propriedade ou o controlo de outra nação, os países perdem o seu direito sagrado de decidir o seu próprio destino e enfrentam graves ameaças à sua soberania nacional, à privacidade dos dados e à independência económica.»
No entanto, estas afirmações parecem, na verdade, uma projecção do papel real que os Estados Unidos têm desempenhado em relação aos seus vizinhos. Desde 1898 até ao presente, os Estados Unidos intervieram na política interna dos países da região em mais de quarenta ocasiões, sendo cerca de vinte delas invasões militares directas. Alguns países, como Cuba, a República Dominicana, o Haiti ou a Nicarágua, sofreram, ao longo deste longo ciclo histórico, mais do que uma invasão.
As tropas e as empresas norte-americanas apoiaram os governos ditatoriais em toda a região durante o século XX. Na sua infame Escola das Américas, no Panamá, foram formados os militares responsáveis pelo assassinato, tortura e desaparecimento de centenas de milhares de pessoas em toda a América Latina, durante o longo ciclo de ditaduras militares do continente. Falar de soberania nacional dos países da América Latina por parte dos Estados Unidos constitui uma enorme falta de respeito pela história do continente.
O facto de isso ser feito, ainda por cima, pelo secretário de Estado desta administração é mais uma prova do extraordinário cinismo deste indivíduo e de como transformaram a mentira numa política de Estado. Em menos de dois anos, o historial deste governo já inclui uma agressão militar directa contra a Venezuela, um bloqueio criminoso de combustível contra Cuba, ameaças ao Panamá, ao México e à Nicarágua e intromissões descaradas nas eleições das Honduras, da Colômbia e do Brasil.
A promessa desta administração de dar prioridade ao continente não se traduz em nada concreto. Pelo contrário, a CEPAL voltou a rever em baixa a sua previsão de crescimento para a América Latina este ano, de 2,3 por cento — estimada no final de 2025 — para 2,2 por cento, com a possibilidade de um crescimento ainda mais modesto[3]. Entre os factores que influenciam esta descida, destaca-se a incerteza do cenário geopolítico, com a guerra no Irão como principal elemento desestabilizador e as tarifas arbitrárias impostas pela administração Trump a vários países da região, o que abranda significativamente o desempenho das economias locais[4].
O secretário de Estado acrescenta:
«Cada nação da nossa região tem o direito soberano de escolher os seus parceiros. Pedimos apenas que essa escolha seja feita com total transparência e que todos os seus termos sejam acessíveis ao público.»
Em contradição com isto, a Doutrina Monroe tem-se centrado em afastar à força todas as empresas estrangeiras, particularmente as chinesas, da região. Para tal, têm recorrido a diversos meios, desde pressões económicas até à chantagem directa. Um exemplo muito ilustrativo é o que aconteceu com o Canal do Panamá. Através de chantagens e ameaças de anexação, forçaram o governo panamense, tradicionalmente um aliado da política externa norte-americana, a rescindir uma série de acordos de gestão do Canal assinados com empresas chinesas.
Outros países, como Cuba, a Venezuela e a Nicarágua, também foram acusados e perseguidos por esta administração devido às suas relações comerciais com a China e a Rússia. Foram mesmo acusados, sem provas, de acolherem bases destas potências nos seus respectivos países.
Os aliados do Departamento de Estado
O texto também dedica algumas passagens a elogiar os governos dos países que fazem parte da actual visita. Estes aliados têm um historial que, muitas vezes, contradiz as narrativas que Washington e o secretário de Estado querem fazer-nos acreditar.
O recém-empossado inquilino da Casa de Nariño está envolvido em inúmeras controvérsias devido às suas ligações com figuras notórias da parapolítica colombiana. No seu currículo como advogado de defesa figuram personalidades como David Murcia Guzmán, criador da pirâmide DMG, condenado por angariação ilegal de fundos e branqueamento de capitais; ex-deputados condenados por parapolítica, como Rocío Arias e Eleonora Pineda; e o ex-magistrado Jorge Pretelt, condenado por corrupção após ter exigido subornos para influenciar decisões do Tribunal Constitucional. Isto, aliado ao seu gosto necropolítico por posar ao lado de cadáveres, no que parece ser uma clara legitimação da violência institucional, levou muitas vozes a questionarem a eficácia do discurso da «mão dura» num governo cuja principal figura tem andado em águas tão turvas[5].
Noboa, o recém-empossado presidente do Equador, foi acusado de fazer parte de uma rede familiar de tráfico de droga. De acordo com documentos da Polícia equatoriana, entre 2020 e 2022 foram apreendidos cerca de 700 quilos de cocaína no porto de Naportec, em Guayaquil, escondidos em caixas de banana pertencentes à empresa Noboa Trading[6]. Em junho de 2026, a jornalista polaca Silva Koniuszek, que investigava as ligações da família Noboa, especialmente do presidente, a esta rede de tráfico, foi assassinada, tendo a sua morte sido apresentada como um suicídio. Além disso, o presidente equatoriano militarizou várias cidades do país, numa tentativa de conter o aumento significativo da violência criminal, e deu a ordem para violar a imunidade da Embaixada do México em Quito, a fim de raptar o ex-vice-presidente Jorge Glass. Nas últimas eleições, face à candidata do correísmo, Luisa González, ocorreram múltiplas irregularidades que indicam que os processos estiveram longe da transparência necessária.
A Sra. Fujimori, por seu lado, é filha do infame Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão em 2009 por vários massacres cometidos durante os anos em que foi presidente do Peru. A própria Keiko tem sido alvo de um processo judicial no país, acusada de liderar uma organização criminosa que envolve o seu partido político, a Força Popular. Além disso, pelos alegados crimes de branqueamento de capitais, falsas declarações num processo administrativo, falsidade genérica e obstrução à justiça, bem como pela angariação de fundos ilícitos para financiar as suas campanhas políticas.
Estes três presidentes, juntamente com outros, como o hondurenho Nasry Asfura, completamente desmascarado no «Hondurasgate»; Javier Milei, que destruiu a economia argentina e entregou o país; ou Claudio Katz, no Chile, que defende a ditadura pinochetista, são os modelos políticos que a Casa Branca deseja para a nossa região. Colaboradores dispostos a ceder as riquezas naturais dos seus países, a reprimir a resistência popular e a sustentar a hegemonia vacilante dos Estados Unidos.
É a estes aliados que o Secretário de Estado se dirige no texto acima referido, com as suas promessas vazias de prosperidade e soberania e uma prática concreta de pilhagem e subjugação. Rubio não tem um projecto para a América Latina precisamente porque os Estados Unidos não têm, nem nunca tiveram, um verdadeiro projecto de desenvolvimento regional. Não querem iguais, querem colónias e neocolónias. E embora o visitante de hoje pareça latino, a sua essência é profundamente imperial. A nossa escolha, a de todos os latino-americanos, continua a ser entre Somoza e Sandino, entre Batista e Fidel.
Notas:
[1] Juan Orlando Hernández condenado nos EUA: dados-chave do julgamento
[2] Os ataques dos EUA contra supostas lanchas de contrabando completam um ano e deixam cerca de 220 mortos
[3] A América Latina e as Caraíbas crescerão 2,2% em 2026, num contexto internacional caracterizado por conflitos geopolíticos | CEPAL
[4] A política de direitos aduaneiros dos EUA afetou vários países da América Latina – El Diario de Hoy
[5] As ligações controversas que assombram a candidatura presidencial de Abelardo De la Espriella
[6] Equador: Empresa familiar de Noboa ligada ao tráfico de droga
Pode partilhar esta história nas redes sociais:
José Ernesto Nováez Guerrero |Escritor e jornalista cubano. Membro da Associação Hermanos Saíz (AHS).
Fonte:


