
“Quinto Río”: O Equador volta a manifestar-se em defesa da água e contra a mineração
Ao som de gritos de «Fora, Noboa, fora!», a manifestação em Cuenca, capital de Azuay, partiu da Praça de San Roque em direcção à Praça de San Francisco.
Os cidadãos do Equador mobilizam-se na cidade de Cuenca (sul) e em várias regiões do país nesta quarta-feira, 16 de setembro, na marcha denominada «Quinto Río», com o objectivo de exigir a protecção dos páramos e das fontes de água face à actividade mineira.
Ao grito de «Fora, Noboa, fora!», a manifestação na capital de Azuay partiu da Praça San Roque em direcção à Praça San Francisco. O evento comemora o primeiro aniversário da marcha massiva de 2025 contra o projecto mineiro Loma Larga e conta, desta vez, com acções de apoio em cidades como Quito e Ibarra.
Apesar de a licença ambiental desse projecto ter sido revogada em outubro do ano passado, as organizações sociais denunciam que as concessões mineiras continuam em vigor em zonas-chave como o páramo de Kimsakocha (também em Azuay) e que os trabalhos das empresas prosseguem no território.
Al grito de “¡Fuera, Noboa, fuera!”, arranca en Cuenca la Marcha del Quinto Río, una multitudinaria movilización en defensa del agua y contra la minería.@teleSURtv pic.twitter.com/31P9PHu0E3
— Elena Rodríguez Yánez (@ElenaDeQuito) September 16, 2026
O vice-presidente da Confederação Nacional de Organizações Camponesas, Indígenas e Negras (Fenocin), Hatari Sarango, destacou, numa entrevista concedida à teleSUR, a importância da mobilização dos povos, dos sindicatos e da cidadania em geral na defesa dos recursos hídricos.
Sarango alertou que, em Cuenca, existem mais de 46 000 hectares de páramos concedidos à exploração mineira e questionou o facto de os sucessivos governos não terem respeitado os resultados das consultas populares, nas quais mais de 80 % da população votou contra a actividade extrativa em zonas de recarga hídrica.
Além disso, salientou que o Estado exerce uma violência territorial sobre as comunidades e insistiu que, embora a exploração mineira seja uma fonte de rendimentos económicos, a Constituição proíbe a realização deste tipo de actividades em territórios onde existam fontes de água.
A mobilização de este ano alargou as suas reivindicações à ineficácia do Estado face às invasões da mineração ilegal e intensificou os protestos na província de Imbabura (norte), onde grupos sociais se juntaram às marchas a partir de Ibarra para exigir a protecção de zonas como Intag, La Merced de Buenos Aires, Cahuasquí, Ambuquí e Lita.
#ElQuintoRío La chacana es un símbolo ancestral asociado a la cosmovisión de los pueblos andinos: representa la relación entre comunidad, naturaleza, territorio y los distintos ciclos de la vida. En Cuenca, su presencia forma parte de los rituales y actos simbólicos que se… pic.twitter.com/z6vS0N7WDY
— Elena Rodríguez Yánez (@ElenaDeQuito) September 16, 2026
A jornada de protesto desta quarta-feira faz parte das ações sociais que vêm a ser organizadas desde agosto, quando as Organizações Indígenas e Camponesas do Azuay (FOA), a Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) e a Frente Unitária dos Trabalhadores (FUT) convocaram esta marcha como prelúdio a uma greve por tempo indeterminado anunciada a partir de 23 de setembro, a par da apresentação de um pedido de protecção judicial.
As organizações afirmam que o projeto, a cargo da empresa canadiana Dundee Precious Metals desde 2001 — data em que a adquiriu à também empresa canadiana INV Metals —, coloca em risco a principal fonte de água da região e o ecossistema dos páramos de Kimsakocha.
Pode partilhar esta história nas redes sociais:
Fonte:



